BLOG DA AUREA PARA MÍDIAS

Oi gente! Bem-vindos ao meu... nosso blog! Aqui você vai encontrar informações sobre a educação infantil e vai conhecer um pouco sobre o trabalho que fazemos na Escola Municipal de Educação Infantil Arcoris.

terça-feira, 10 de maio de 2011

"O QUE CADA UM SABE É A PONTE PARA SABER MAIS"


Com este título, a revista Nova Escola de março de 2011, edição n° 240, na página 70, apresenta um texto escrito por Elisângela Fernandes, no quadro, teoria passada a limpo, falando sobre a importância de conhecermos previamente aquilo que nosso aluno carrega em sua bagagem de conhecimentos, para apartir daí, apresentarmos e ajudá-los a construir e elaborar novas aprendizagens.

Assim como esta sugestão de leitura, algumas outras seguem a seguir, para que você tenha subsídios para fortalecer sua prática:


REVISTA PÁTIO/ EDUCAÇÃO INFANTIL/ ANO VII/ JULHO A OUTUBRO DE 2009

TEXTO: A história por trás da alfabetização, de Marian whitehead. Abordagem de todos os fatores que constroem a comunicação antes da alfabetização.


REVISTA PÁTIO/EDUCAÇÃO INFANTIL/ ANO VI/ JULHO A OUTUBRO DE 2008

TEXTO:Vínculos entre famílias e profissionais na construção do projeto educativo, de Mercedes Blassi Vélez. Escola e família precisam caminhar juntas para agregar novos conhecimentos e utilizar-se das bagagens de vivências e experiências, que cada uma proporciona à criança, para juntas colaborarem para seu crescimento.


REVISTA NOVA ESCOLA/ ANO XXVI/ N° 242/ MAIO DE 2011

TEXTO: A construção do saber, de Ivan Paganotti. Aborda a teoria de Vygotsky, sobre a importância de apostarmos no potencial de cada aluno.


REVISTA PÁTIO/ EDUCAÇÃO INFANTIL/ ANO VIII/ OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2010

TEXTO: Toda a edição trás textos excelentes para despertar no professor a vontade de trabalhar e explorar a educação ambiental, a exploração do meio ambiente e a conscientização ecológica em seus alunos.


REVISTA PÁTIO/ EDUCAÇÃO INFANTIL/ANO IX/ ABRIL A JUNHO DE 2011

TEXTO: Todos os textos desta edição abordam de forma acessível e estimulante a importância do brincar e tudo que está relacionado a aprendizagem através das brincadeiras.


REVISTA PÁTIO/ EDUCAÇÃO INFANTIL/ ANO IX/ JANEIRO A MARÇO DE 2011

TEXTO: A entrevista com Aldo Fortunati, fala sobre a importância de valorizarmos a saúde da criança e esta fazer parte dos projetos pedagógicos.


REVISTA PÁTIO/ EDUCAÇÃO INFANTIL/ ANO VII/ MARÇO A JUNHO DE 2009

TEXTO: Toda a edição merece destaque, pois aborda de forma coerente os temas relativos a aprendizagem escolar na educação infantil como base para toda a construção de conhecimentos, a importância da constante formação dos profissionais para este processo e a construção do pensamento.


REVISTA NOVA ESCOLA/ ANO XXV/ N° 237/ NOVEMBRO DE 2010/ PÁGINA 72

TEXTO: Brincar na escola, por Bianca Bibiano. Abordagem de importância de reservarmos um tempo para as crianças se divertirem, mas sem esquecer de organizar momentos de pesquisa e sistematização.


REVISTA NOVA ESCOLA/ ANO XXV/ N° 230/ MARÇO DE 2010/ PÁGINA 84

TEXTO: Aprendi com meus erros, de Ivan Paganotti, apresenta relato de experiências, onde profissionais relatam seus erros, descobertos a partir de anos de experiência de trabalho, reflexão e formação.


APROVEITEM ESTAS SUGESTÕES DE LEITURA E LEMBREM-SE:


SEMPRE É TEMPO DE REVER SUA PRÁTICA, RECOMEÇAR E DAR NOVAS OPORTUNIDADES AO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS PEQUENAS.


As revistas indicadas podem ser encontradas online:


REVISTA PÁTIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL( www.revistapatio.com.br)

REVISTA NOVA ESCOLA

Um comentário:

  1. Olá Aurea! O teu blog é muito bonito e interessante, trabalhar com séries iniciais requer muita criatividade por parte do professor. A forma como divulgaste teus projetos e atividades da tua escola demonstra o envolvimento, dedicação e a participação colaborativa por parte de todos os envolvidos integrando-os no processo educacional.Abraço!

    ResponderExcluir