Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizadas por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor dentro de cada faixa etária. São eles:
1º Período: SENSÓRIO-MOTOR ( 0 aos 2 anos)
2º Período: PRÉ-OPERATÓRIO ( 2 aos 7 anos)
3º Período: OPERAÇÕES CONCRETAS (7 aos 12 anos)
4° Período: OPERAÇÕES FORMAIS ( 12 anos em diante)
Para entendermos melhor estes períodos e suas características, precisamos entender os conceitos de assimilação e acomodação.
ASSIMILAÇÃO:É o processo cognitivo pelo qual o indivíduo integra um conhecimento as suas estruturas cognitivas, ou seja, a cada nova experi~encia os novos estímulos são adaptados aqueles já existentes.
ACOMODAÇÃO: É o processo pelo qual o indivíduo modifica suas estruturas cognitivas para encaixar novas aprendizagens que não tem armazenamento próprio.
A ACOMODAÇÃO explica o DESENVOLVIMENTO
e a
ASSIMILAÇÃO explica o CRESCIMENTO.
A ACOMODAÇÃO está relacionada a QUALIDADE
e a
ASSIMILAÇÃO está relacionada a QUANTIDADE.
VAMOS ENTÃO, CONHECER ALGUMAS DAS CARACTERÍSTICAS DOS DOIS PRIMEIROS PERÍODOS:
PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR( 0 aos 2 anos): Está marcado pelos estímulos e reflexos, que se formam através da percepção. Ex: sucção, movimento dos olhos, algo a tocar a palma das mãos que se fecha e abre, quando conseguem agarrar levam a boca, choram quando estão com fome, sono...
A criança pega o que está em sua mão, mama o que é colocado em sua boca, vê o que está diante de si. (assimilação)
A criança vê um objeto, é capaz de pegá-lo e levá-lo a boca. (acomodação)
PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO ( 2 aos 7 anos): Aqui começam as representações simbólicas, as imitações e a linguagem como fatores essenciais do desenvolvimento. Explora o meio no qual está inserida e através da sua ação direta, elabora novas aprendizagens. Quando faz esta exploração, capta os exemplos dos adultos e de outras crianças e, através da imitação, brinca e representa situações de aprendizagem.Nesta fase a criança: é egocêntrica e não consegue se colocar no lugar do outro; tudo tem que ter uma explicação, é a fase dos por quês?; age por simulação; é capaz de de discriminar detalhes; é influenciada rapidamente, trocando seus interesses, etc.
Ex.: Mostre para uma criança duas bolinhas de massinha de modelar iguais, ao ser perguntada se são iguais, a resposta será positiva. Deixe-a manusear. Modifique o formato de uma delas e pergunte novamente se são iguais, agora a resposta será negativa. Isso acontece porque ainda não relaciona situações.
E ASSIM ACONTECE O FANTÁSTICO DESENVOLVIMENTO DE UMA CRIANÇA:
AS ESTRUTURAS VÃO SE FORMANDO UMA A UMA, OU POR NOVOS CONHECIMENTOS, OU QUANDO CONHECIMENTOS MAIS COMPLEXOS SE ACOMODAM ÀQUELES EXISTENTES, REORGANIZANDO-OS!
CABE A CADA UM DE NÓS AJUDAR NESTE PROCESSO, PROMOVENDO ESTÍMULOS, SITUAÇÕES DE EXPERIÊNCIAS, EXEMPLOS POSITIVOS E MUITO AMOR, CARINHO E ATENÇÃO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário